$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: SIMULAÇÃO E ENSAIO DE EMENDAS HIDRÁULICAS E ELÉTRICAS PARA LINHAS DE CONTROLE DE POÇOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): JOAO PEDRO MOREIRA LASALVIA

Colaborador(es):  ARTHUR MARTINS BARBOSA BRAGA - Orientador
PEDRO EDUARDO GONZALES PANTA - Coorientador
Número do Conteúdo: 34704
Catalogação:  07/08/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34704@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34704@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34704

Resumo:
Na indústria de Óleo & Gás, para que se possa dar início à produção em um poço, é necessário antes completá-lo. A grosso modo, a completação é o processo intermediário entre a perfuração e a extração. A chamada completação inteligente diz respeito a um sistema capaz de coletar, transmitir e analisar dados da produção, do reservatório e da própria completação. Em outras palavras, ela engloba todas as operações de instrumentação necessárias para que os recursos do reservatório sejam extraídos de forma segura e controlada. Para que esses instrumentos possam ser operados a partir da superfície, são usadas linhas de controle, que podem ser hidráulicas e/ou elétricas. Um dos muitos desafios associados a essas linhas é a junção de trecho independentes de cabo, onde esses acoplamentos são feitos através das emendas. Por conta de sua criticidade e do ambiente extremamente hostil dentro dos poços, testes rigorosos se mostram necessários a fim de se garantir que não haja qualquer tipo de falha nessas uniões durante sua operação. Este trabalho se propõe a realizar esses testes, assim como as equivalentes simulações, e compará-los. Os espécimes em questão são dois modelos de emenda, um hidráulico e outro elétrico. O objetivo é simular em software e ensaiar em laboratório um exemplar de cada modelo, sob diferentes solicitações estáticas. Após isso, analisar os resultados com o intuito de verificar a veracidade dos testes e garantir a integridade desses componentes uma vez em condições reais de trabalho.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui