$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: ESTRUTURAÇÃO DA GESTÃO DE MANUTENÇÃO BASEADA NA CONDIÇÃO NO AEROPORTO ANTÔNIO CARLOS JOBIM, O RIOGALEÃO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): MATHEUS VASCONCELOS SILVA

Colaborador(es):  MARCELO DE ANDRADE DREUX - Orientador
MAURICIO FELGUEIRAS - Coorientador
Número do Conteúdo: 34701
Catalogação:  07/08/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34701@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34701@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34701

Resumo:
Aeroportos são ativos de infraestrutura básicos para qualquer cidade do porte da cidade do Rio de Janeiro. Importante não apenas para a cidade, como para o estado e o país como um todo. Com a necessidade de se melhorar a infraestrutura nacional para melhorar a competitividade, segurança, e preparar o aeroporto para a Olimpíada de 2016, o aeroporto internacional do Rio de Janeiro foi concessionado. Para garantir sua capacidade de escoar cargas e processar pessoas, o aeroporto só pode prestar os serviços adequados quando bem mantido, daí a manutenção passa a ser um fator crucial para a operacionalidade do aeroporto. A manutenção é a grande responsável por garantir as condições operacionais do aeroporto, sendo assim uma das áreas mais importantes para se analisar do ponto de vista do negócio. Para o sucesso da gestão deste ativo é preciso que se veja a manutenção como uma área estratégica para o negócio e não apenas um custo. Este trabalho desenvolve as etapas para se estruturar uma gestão de manutenção baseada na condição, mostrando com dados qualitativos e quantitativos o que foi feito na RIOgaleão após a concessão para o setor privado. O trabalho desenvolvido contou com um forte apoio da literatura de manutenção que pautou os trabalhos do aeroporto e os conhecimentos aprendidos pelo autor ao longo de mais de três anos de experiência atuando nesta área na RIOgaleão. Cada etapa será detalhada, criticada e medida para que ao final sejam comprovados os benefícios de se estruturar uma área de manutenção baseada na condição.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui