As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): CARLA RUBINSZTEJN
Colaborador(es): ANA ELISABETE RODRIGUES DE CARVALHO LOPES - Orientador
Número do Conteúdo: 34699
Catalogação: 07/08/2018 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34699@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34699
Resumo:
Título: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): CARLA RUBINSZTEJN
Colaborador(es): ANA ELISABETE RODRIGUES DE CARVALHO LOPES - Orientador
Número do Conteúdo: 34699
Catalogação: 07/08/2018 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34699@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34699
Resumo:
Esta monografia apresenta uma pesquisa bibliográfica a respeito das possibilidades e desafios da prática da inclusão de crianças com necessidades específicas na Educação Infantil. Através de uma análise em nossa atual legislação percebe-se que uma maior importância vem sendo dada a este assunto. Porém, estamos ainda superando um longo passado de exclusão, preconceito e padronização não só vividos nos contextos escolares, como em toda a nossa sociedade em geral. Por isso é importante entender e pesquisar os desafios vividos pelo professor ao lidar com esta nova realidade da inclusão. A verdadeira inclusão da criança com necessidades específicas não é tarefa fácil e requer estudo, compreensão, e olhar sensível de cada profissional envolvido no processo. A Educação Infantil é um importante momento, em que a socialização e as potencialidades de cada um são valorizadas, e por isso, é uma etapa ideal para o início do processo de inclusão das crianças com necessidades especificas. A pesquisa mostra que a inclusão na educação infantil é um caminho longo, que envolve investimentos tanto da família quanto da comunidade escolar. Os recursos de materiais e de espaço cabem às instituições, e é necessário possibilitar o estudo e preparo dos diversos profissionais que atuam neste processo.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |