INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: O NOVO NASCIMENTO POR OBRA DO ESPÍRITO: JO 3,1-12 À LUZ DA PROFECIA DE EZ 36,24-28
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): RANI DOS SANTOS JABER

Colaborador(es):  MARIA DE LOURDES CORREA LIMA - Orientador
Catalogação:  06/08/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34687@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34687@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34687

Resumo:
O Evangelho segundo João desperta grande interesse pelas alusões, em preferência às citações, que faz do Antigo Testamento para anunciar a Boa Nova de Jesus, o Filho de Deus. Localizada na primeira unidade deste Evangelho, que aponta para a hora de Jesus, a perícope de Jo 3,1-12 é a primeira grande seção do diálogo com Nicodemos, um fariseu e um principal dentre os judeus, ali representando seus pares. O anúncio de um novo nascimento necessário de água e espírito, por obra do Espírito, para que se possa participar do escatológico Reino de Deus, é incompreendido por Nicodemos. A repreensão que lhe é dirigida evidencia que na base do anúncio está algum texto das Escrituras de Israel. A presente pesquisa encontrou texto próximo daquele em Ez 36,24-28, onde, ao disperso e desolado Israel, o Senhor promete purificação total e profunda renovação pela infusão do Seu espírito. A dissertação procedeu à análise exegética de Jo 3,1-12, situando-a em seu contexto amplo e imediato, à análise exegética de Ez 36,24-28 e à análise das relações intertextuais entre os dois, segundo os critérios de Markl. Os resultados apontaram significativas correspondências: em ambos se encontra o Senhor em diálogo com o Povo da Antiga Aliança, após o juízo sobre Jerusalém e o Templo, anunciando a salvação escatológica que se cumprirá para o Israel renovado, não necessariamente os descendentes na carne dos israelitas. Mas, o anúncio de João ultrapassa o de Ezequiel: os que recebem o Espírito Santo nascem como filhos de Deus.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui