$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: EXERCÍCIO DA PATERNIDADE APÓS A SEPARAÇÃO CONJUGAL: QUANDO OS PAIS SE AFASTAM DOS FILHOS
Autor: JAQUELINE ALVES DA ROCHA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  CELIA REGINA HENRIQUES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 34664
Catalogação:  03/08/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34664@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34664

Resumo:
O presente estudo teve como objetivo investigar como o fim da relação conjugal interfere no exercício do papel de pai e quais os desdobramentos dessa experiência na vida dos filhos, abordando particularmente o afastamento da figura paterna após o divórcio. Considerando que a família tradicional não representa mais o modelo predominante na sociedade, em função do surgimento de novos arranjos familiares apoiados em mudanças sociais, culturais e de comportamento relativamente recentes, observam-se modificações significativas nas relações entre homens e mulheres que, por sua vez, também repercutem no desempenho dos seus papéis parentais, especialmente no tocante à participação paterna na vida dos filhos. Teorias psicológicas associam a grande importância da atuação do pai no desenvolvimento da criança e na estruturação do psiquismo infantil, tendo a psicanálise apontado a figura paterna como o elemento fundamental que irá separar o intenso vínculo inicial entre a mãe e o bebê, passando a representar um princípio da realidade, identificação tão necessária para a formação da personalidade do filho e sua evolução social e cognitiva. Com a institucionalização do divórcio, o número de separações aumentou consideravelmente, afetando a família como um todo e exigindo, com o decorrer do tempo, a construção de novas formas de convívio. Na eventualidade de uma separação conjugal complicada, em que o processo de luto não tenha sido elaborado, questões do ex-casal podem ser deslocadas erroneamente para as funções parentais. Nesse contexto, o exercício da coparentalidade fica ameaçado e o lugar do pai, cuja importância é reconhecida, pode ficar comprometido, trazendo complicações de várias ordens para os filhos.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui