INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: JOVENS E JOVENS EM CONFLITO COM A LEI: O QUE PESAM SOBRE A ESCOLA?
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): GILDA ALVES BATISTA

Colaborador(es):  FATIMA CRISTINA DE MENDONCA ALVES - Orientador
Número do Conteúdo: 34585
Catalogação:  30/07/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34585@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34585@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34585

Resumo:
O tema da juventude tem se apresentado por alguns autores como objeto de análise a partir duas perspectivas: a primeira percebe a juventude como um grupo causador de problemas , ligados, sobretudo, ao uso de drogas e comportamentos de risco, entre outros, que exigiria grandes esforços por parte da sociedade no enfrentamento destes problemas. De outro lado, a juventude á apresentada como um período transitório para a vida adulta, com um potencial transformador. Com relação aos processos de escolarização, apesar do aumento significativo dos índices, a situação dos jovens brasileiros ainda é precária. A alta incidência de repetência e de evasão e a grande defasagem entre a situação escolar nas áreas urbanas e rurais mostram que, no Brasil, a probabilidade de que a educação escolar seja um instrumento para atingir níveis mais elevados de desenvolvimento econômico, de bem-estar social e de exercício da cidadania está comprometida. Buscamos mostrar que os jovens brasileiros em sua grande maioria, vivenciam situações de exclusão, sobretudo os que cumprem medidas socioeducativas. Avaliamos que, por estar em formação de conceitos e valores, a escola, como instituição de aprendizado e formação, poderia contribuir para que uma parcela da juventude brasileira vivenciasse outras experiências que não a do cometimento de atos infracionais. Um dos objetivos deste estudo é o de investigar a percepção dos jovens que cumprem medidas socioeducativas e a mesma percepção nos jovens de uma escola pública de Ensino Médio. Para realização da pesquisa, um questionário foi submetido a 58 jovens que cumprem medida socioeducativa de internação e para 43 jovens de uma Escola estadual localizada na zona norte da cidade do Rio de Janeiro. Foram privilegiados aspectos que respondessem, principalmente, sobre o perfil sociodemográfico dos jovens, as suas percepções sobre a escola e as principais características em termos sociais e econômicas.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXO  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui