$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: NARRATIVAS CAIÇARAS: DISCURSO E IDENTIDADE DE UMA COMUNIDADE EM DESALINHO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): JACQUELINE TEIXEIRA

Colaborador(es):  LIANA DE ANDRADE BIAR - Orientador
Número do Conteúdo: 34566
Catalogação:  25/07/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34566@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34566@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34566

Resumo:
Como membro do Núcleo de Extensão e Pesquisa em Educação Diferenciada - Nepedif - do Colégio Pedro II, que tem como um dos objetivos contribuir para a construção de um projeto de reorientação curricular para as escolas do primeiro segmento do Ensino Fundamental em territórios caiçaras, participei, com o grupo de pesquisadoras, de ações que visaram à aproximação, especificamente, com a comunidade do Pouso da Cajaíba, Paratiy - RJ. Tendo em vista o interesse em construir conhecimento sobre ela – quem é, como vive, seus anseios, lutas e privações – realizou-se uma microetnografia (ERICKSON, 2004) de um evento de letramento (SOARES, 1999) a partir da exibição do filme Narradores de Javé , de Eliane Caffé, devido à aproximação temática entre a ficção e a realidade da própria comunidade. Através das pequenas narrativas (BAMBERG e GEORGAKOPOULOU, 2008; BASTOS, 2009) que emergiram desse encontro, procurou-se investigar como os participantes construíram-se discursivamente, buscando compreender a complexidade identitária da comunidade em foco: entre o tradicional e o moderno. Alinhando-se aos Estudos Culturais, apresenta, também, como suporte analítico e interpretativo, as reflexões de Bauman (2003) sobre comunidades e fronteiras, Skliar (2003), sobre colonialismo e multiculturalismo e Goffman (1988, 2002) sobre interação e face. O hibridismo cultural em que hoje vive essa comunidade pode ser observado através de micro-deslocamentos temporais - passado/presente - e espaciais - os de dentro/os de fora, o aqui /o lá – presentes nas narrativas, trazendo à superfície embates, resistências e contradições que delineiam o sentimento e a identidade dessa comunidade.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui