INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: S. - O NAVIO DE TESEU: NAVEGANDO PELO DESIGN DAS NARRATIVAS INTEGRADAS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): CHRISTIANE CAMARA DE ALMEIDA

Colaborador(es):  VERA LUCIA MOREIRA DOS SANTOS NOJIMA - Orientador
Número do Conteúdo: 34547
Catalogação:  24/07/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34547@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34547@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34547

Resumo:
O tema da pesquisa aqui relatada trata do uso integrado das narrativas não verbais e verbais em livro de literatura, que possibilitam a contextualização gráfica tão importante quanto o seu texto literário. Teve como questão norteadora a sensorialidade do livro físico que, frente aos avanços da tecnologia e do surgimento de diferentes suportes de leitura, geram novos parâmetros editoriais para a presente e às futuras gerações. S. - O navio de Teseu, um livro de literatura de ficção sem indicação de faixa etária definida, cujo design diferenciado permite a construção da narrativa não-verbal imbricada com a narrativa textual, intensificando a experiência e a imersão na leitura foi estudado como caso exemplar. Inicialmente, a pesquisa embarcou na concepção e no processo de design de S. apresentando uma entrevista exclusiva com o designer norte-americano Paul Kepple e o designer brasileiro Antonio Rhoden; navegou nos variados signos utilizados no design do livro e dos efêmeros, suas articulações e significados por meio da semiótica e na fundamentação da construção de sua narrativa não-verbal demonstrando como as escolhas do design de S. - O navio de Teseu se articulam criando mecanismos de inferências associativas ao longo da leitura. E, finalmente, aportou em suas singularidades concluindo que design editorial torna-se fundamental na cadeia produtiva do livro. Dos profissionais deste campo requer-se a pertinência e o empenho de fornecer os aportes sensoriais e interativos necessários aos diversos suportes de leitura que promovem a produção de sentido e a imersão numa história.

Descrição Arquivo
CAPA, DEDICATÓRIA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO, LISTAS, EPÍGRAFE  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui