$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: FILTROS DE TENDÊNCIA EM ESTRATÉGIAS TREND-FOLLOWING: UMA APLICAÇÃO A SÉRIES FINANCEIRAS DE MERCADOS EMERGENTES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): MARIA SIMONE ALVES DA SILVA

Colaborador(es):  DAVI MICHEL VALLADAO - Orientador
FRANCES FISCHBERG BLANK - Coorientador
Número do Conteúdo: 34507
Catalogação:  19/07/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34507@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34507@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34507

Resumo:
Este trabalho se propõe analisar e comparar filtros de tendência, aplicando-os a estratégias de trend-following. A metodologia proposta pode auxiliar a construção de estratégias de investimento. Considerando a busca na literatura por técnicas de extração de tendências que evitem overfitting, este trabalho analisará diferentes filtros: filtro L1 (Kim et al., 2009), filtros de médias móveis, o filtro Hodrick-Precott (Hodrick; et al., 1997) e o filtro de Kalman (Kalman, 1960). Para uma base de dados formada por séries de preços de ETFs (Exchange Traded Funds) de índices de bolsa de mercados emergentes, a metodologia apresentada se propõe a avaliar comparativamente o desempenho de estratégias de trend-following ao aplicar cada um dos filtros. Os filtros são comparáveis, visto que estarão sendo aplicados às mesmas estratégias, aos mesmos ativos e com os mesmos recursos computacionais. Tendo em vista análises recentes e de boa performance, será dada ênfase ao filtro L1, que é um filtro não linear, diferente dos demais utilizados neste trabalho. Os resultados desta dissertação indicam que o filtro L1 se destaca em relação aos outros, especialmente para estratégias de trend-following em períodos diários e semanais. De forma geral, quando se incluem custos nas estratégias os filtros apresentam resultados superiores ao benchmark, isto é, trades desnecessários, diminuindo assim o custo de transação. Desta forma, espera-se que a metodologia proposta forneça respaldo para tomada de decisão por parte de investidores.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui