INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: IGREJA-COMUNHÃO: UMA MULTIDÃO DE FIÉIS: ECLESIOLOGIA DE TERESA DE LISIEUX, UMA RELEITURA À LUZ DO CONCÍLIO VATICANO II
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): MARCOS ANTONIO DE ARAUJO

Colaborador(es):  ANA MARIA DE AZEREDO LOPES TEPEDINO - Orientador
Número do Conteúdo: 34495
Catalogação:  19/07/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34495@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34495@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34495

Resumo:
A tese quer demonstrar os fundamentos teológicos que determinam a Eclesiologia de Comunhão para a Unidade, partindo dos Escritos de Teresa de Lisieux, especialmente em seu Livro História de uma Alma, e da Teologia de Johann-Adam Mohler sobre a Unidade na Igreja. Faremos uma releitura da Eclesiologia de Comunhão do Concílio Vaticano II. Iremos explorar alguns aspectos como o Centralismo do Amor vivido e experimentado por uma multidão de pequenas almas que formam a Igreja, apresentado por Teresa de Lisieux, e, o argumento sobre a Unidade na Igreja na perspectiva de Comunhão de Johann-Adam Mohler, conforme sua concreta experiência. Trataremos de apresentar esta Unidade Eclesial a partir da noção de Multidão de Fiéis presente no Livro dos Atos dos Apóstolos: A multidão dos que haviam crido era um só coração e uma só alma (At 4, 32). Possuindo uma configuração eclesial que envolve a todos em vista da universalidade da salvação e das multiformes frentes de serviços e ministérios, retomaremos a noção de Igreja como Corpo de Cristo apresentada pela Teologia Patrística e Magistério da Igreja, e, também presente na Doutrina do Concilio Vaticano II, em consonância com a noção de Povo de Deus. A diversidade de membros desse Corpo, por sua interligação e abrangência, deve ser estendida para toda a humanidade, porém, agora, como Multidão de Fiéis. A Unidade na Igreja tornou-se, nos tempos atuais, um dos aspectos mais significativos para a Teologia, precisamente em razão do caráter da universalidade da salvação e da expressividade relacional entre as pessoas no mundo todo, por isso, a necessidade de uma fundamentação Teológica na perspectiva da Unidade Religiosa e do Diálogo diante de múltiplas iniciativas.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui