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Coleção Digital
Título: GESTOS LITORAIS: CONSIDERAÇÕES SOBRE LETRA, LACAN E PINA BAUSCH Autor: THEREZA MONTEIRO DE C DE F SOUZA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARCUS ANDRE VIEIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 34488
Catalogação: 18/07/2018 Liberação: 19/07/2018 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34488&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34488&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34488
Resumo:
Título: GESTOS LITORAIS: CONSIDERAÇÕES SOBRE LETRA, LACAN E PINA BAUSCH Autor: THEREZA MONTEIRO DE C DE F SOUZA
Nº do Conteudo: 34488
Catalogação: 18/07/2018 Liberação: 19/07/2018 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34488&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34488&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34488
Resumo:
Este trabalho propõe confrontar a noção de letra, sobretudo tal como ela é circunscrita no texto Lituraterra (1971), de Jacques Lacan, a partir de sua metáfora de um litoral, com o processo criativo envolvido nas montagens da artista e coreógrafa alemã, Pina Bausch. A hipótese desta investigação é de que a
teoria lacaniana da letra-litoral pode ser estudada à luz do processo criativo artístico bauschiano. Para isso, apresentamos, em um primeiro momento, as ideias-chave de cada um dos dois campos de nossa articulação – a teoria sobre a letra e as produções de Pina Bausch – e, em seguida, exploramos os pontos de contato entre eles. Com relação ao percurso teórico psicanalítico, percorremos, sobretudo, os conceitos de significante, significado, gozo e real para chegar à noção de letra tal como encontrada no ensino de Lacan na década de setenta. Do processo criativo artístico escolhido, ressaltamos, especialmente, as técnicas de redução e colagem. Tais ideias construíram a via por onde transitamos entre um recorte da psicanálise lacaniana e outro da dança-teatro bauschiana, visando a encontrar, nas peças de Pina, uma ancoragem prática para a teoria que constitui nosso objeto de pesquisa – o campo teórico envolvido na noção de letra-litoral.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |