$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: PROCESSOS DE IDENTIDADE E IDENTIFICAÇÃO EM UMA EMPRESA DE TELECOMUNICAÇÃO EM CONSTANTE MUDANÇA
Autor: ANA PAULA ULYSSEA RODRIGUES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ANDREA CHERMAN - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 34441
Catalogação:  16/07/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34441@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34441@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34441

Resumo:
Com a crise fiscal dos anos 1980, o Estado brasileiro, revendo sua atuação, renunciou ao setor de telecomunicações por meio de um processo de privatização. Isso despertou um aumento de competitividade e uma necessidade de reestruturação do segmento, no que diz respeito a empresas, estratégias, estruturas, modelos de atuação, processos e identidades. Requereu-se maior necessidade de adaptação, enfocando-se a mudança. Com base nisso, este estudo tem como objetivo analisar os processos de identificação dos indivíduos em ambientes de mudança organizacional em uma empresa de prestação de serviços em telecomunicações, a partir de uma perspectiva qualitativa, interpretativista. Como metodologia, foram utilizadas entrevistas em profundidade, cuja amostra foi composta por treze indivíduos que atuaram ou estão atuando numa das maiores empresas do ramo no país. No escopo deste trabalho, entendem-se a identidade organizacional, sob a perspectiva de Schultz e Corley (2000), como um fenômeno em permanente construção, provendo a organização de uma melhor capacidade de adaptação às mudanças e às novas demandas, e os processos de identificação, na perspectiva de Ashforth, Harrison e Corley (2008) também como fluxo, algo continuado, cujos principais atributos estariam nos componentes centrais da identidade, seguidos pelos conteúdos e pelo comportamento da identidade. Como resultados, foram encontradas duas identidades organizacionais concomitantemente, uma de perspectiva mais interna e uma de perspectiva mais externa, e seis categorias, caracterizando os processos de identificação, implicando em baixa de eficiência e produtividade, em função da perda de conhecimento, ocasionada por desengajamento e descomprometimento.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui