INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: A CONFLUÊNCIA DO MODELO DE UPPSALA E DA PERSPECTIVA DE BORN-GLOBAL NO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE UMA ONG INTERNACIONAL
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): PAULA PORTO DE PONTES VALENTIM

Colaborador(es):  ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA - Orientador
Catalogação:  13/07/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34408@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34408@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34408

Resumo:
O objetivo dessa tese é investigar em que medida duas importantes perspectivas teóricas – o modelo de processo de internacionalização de Uppsala e a perspectiva de Born Global - explicam aspectos do processo de internacionalização de uma organização não governamental (ONG) internacional, sob a ótica do processo. Para alcançar este objetivo, esta tese fez uso do método do estudo de caso único longitudinal. O estudo busca preencher uma lacuna teórica, uma vez que poucos estudos acadêmicos foram encontrados sobre o tema. A revisão de literatura compreende uma análise das perspectivas teóricas adotadas, de modo a definir as principais categorias de análise aplicadas ao caso, assim como uma revisão dos conceitos associados a ONGs de forma geral, além de referenciar a limitada literatura encontrada sobre internacionalização dessas organizações. O caso estudado é o da ONG denominada Médicos Sem Fronteiras (Médecin Sans Frontières). A seleção do caso foi feita em função da grande disponibilidade de dados secundários, tais como relatórios, livros, teses, entrevistas publicadas, documentos etc. , uma vez que se trata de uma organização grande e respeitada. O uso de depoimentos publicados foi bastante útil, uma vez que permitiu colher dados em maior profundidade e qualidade do que seria possível utilizando-se entrevistas locais. A análise comportou, inicialmente, uma descrição detalhada do histórico do caso, de modo a oferecer um panorama da evolução da ONG ao longo do tempo. O passo seguinte consistiu na análise das categorias, examinando-se em que medida cada uma das categorias previamente destacadas se manifestaria, ou não, no caso da ONG estudada. Procurou-se, nessa etapa, detalhar dados e depoimentos em suporte à interpretação de cada categoria. Concluiu-se que, de fato, há elementos de confluência entre as duas perspectivas teóricas adotadas, mas que as especificidades das ONGs sugerem a necessidade de adaptação de tais perspectivas ao contexto específico em que atuam essas organizações. O estudo encontra-se limitado pelo fato de analisar um único caso, ainda que em profundidade, sugerindo-se a realização de futuras pesquisas que possam contribuir para o objetivo de conhecer melhor de que forma ocorre o processo de internacionalização dessas organizações.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui