$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas |



Título: A PERFORMANCE FILOSÓFICA NA ESCRITA DE FRANZ KAFKA
Autor: PABLO BAPTISTA RODRIGUES
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 34402
Catalogação:  13/07/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34402@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.ANA.34402

Resumo:
É possível que o nosso tempo assuma mais facilmente o rico diálogo entre a Filosofia e a Literatura. A relação histórica desses dois saberes, que remontam a Platão, foi tratada de maneira singular, seja pelo discípulo de Sócrates, seja por seus comentadores, apoiados no discurso filosofia versus poesia que se estabeleceu em nossa tradição filosófica. Porém, vemos que na contemporaneidade nos interessa muito mais uma aproximação filosófico-literária que se debruce sobre a linguagem e o mundo como temática do indizível, em lugar das dicotomias sensível-inteligível, mentira-verdade, metáfora-conceito, como bem expressou a professora e filósofa Jeanne Marie Gagnebin. Buscaremos em nosso trabalho observar o texto kafkiano como forma singular de aproximar Filosofia e Literatura. Se o lugar do romance para pensar a Literatura e a Teoria literária está mais do que consagrado, cabe nos agora perguntar o que em Franz Kafka nos desperta o questionamento ao filosofar. Observaremos o método kafkiano para problematizar a literatura e a tradição literária, bem como a própria Filosofia. Tendo como premissa que é por meio da inversão das categorias do conhecimento estabelecido, que Kafka trabalha sua Literatura e nos auxilia a perceber a conexão do literário com o filosófico.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui