XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: O PODER ABSOLUTO DO UNO-BEM E A ETERNIDADE DO MAL EM PLOTINO Autor: DEYSIELLE COSTA DAS CHAGAS
Instituição: -
Colaborador(es):
-
Nº do Conteudo: 34396
Catalogação: 13/07/2018 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Natureza: PUBLICAÇÃO
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34396@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.ANA.34396
Resumo:
Título: O PODER ABSOLUTO DO UNO-BEM E A ETERNIDADE DO MAL EM PLOTINO Autor: DEYSIELLE COSTA DAS CHAGAS
Nº do Conteudo: 34396
Catalogação: 13/07/2018 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Natureza: PUBLICAÇÃO
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34396@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.ANA.34396
Resumo:
O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma análise acerca da relação de contrariedade, dentro da unidade do sistema cosmológico plotiniano, entre a hipóstase primordial e origem de todos os seres – o Uno-Bem (hén-agathós) – e a realidade que se apresenta como outra do Uno-Bem – o mal. Para tanto, utilizaremos o tratado Sobre a Origem dos Males (peri tou tina kaì póthen tà kakà) (Enéada I, 8 [51])), no qual Plotino descreve o mal (kakós) como a privação total do Bem e dos atributos originários dos seres verdadeiros, tendo como sua substância a matéria (hýle). Todavia, o mal existe por necessidade como aquilo que é contrário ao Bem, e, por ser o Bem eterno, este mal também não deixará de existir, não poderá ser destruído. Essa contrariedade – Bem-mal – constitui o mais alto grau de contrários e aponta para um problema fundamental da filosofia plotiniana, a saber, o poder absoluto do Uno-Bem. Compreender este outro do Uno-Bem e sua eternidade é essencial para a própria manutenção da unidade do sistema do nosso autor. É necessário também para afirmar, em todas as instâncias possíveis, inclusive temporal, a Sua perene capacidade de geração, sendo Ele fonte infinita de ser e que sempre alcança, ilumina e molda todos aqueles seres que lhe são posteriores – sejam eles inteligíveis (puros) ou sensíveis (mesclados de matéria/mal).
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |