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Título: DA DIMENSÃO IMAGÉTICA DA METÁFORA EM PAUL RICOEUR
Autor: FELIPE AMANCIO BRAGA
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 34377
Catalogação:  12/07/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34377@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.ANA.34377

Resumo:
O presente texto tem por objetivo apresentar a questão da dimensão imagética da metáfora como um âmbito não estritamente verbal da comunicação. Desse modo, busca-se compreender também, com base na interseção palavra e figura, que tipo de imagens são formuladas e como elas colaboram para a construção dos sentidos nos discursos. Em vista de tal objetivo, a obra mestra que conduz tal investigação é: A Metáfora viva de Paul Ricoeur, da qual será retomado o percurso intelectual traçado pelo autor, que parte desde a antiguidade clássica, até as teorias contemporâneas sobre o tema. Tal retomada se justifica não só pela melhor exposição dos argumentos, mas principalmente por revelar a mudança de escopo das análises. Parte-se então, da compreensão de Aristóteles que pensou a metáfora como substituição de termos, de palavras, por meio de relações de analogia, deste modo, ainda restrito ao nível semiológico, até autores contemporâneos como Max Black e Nelson Goodman, que entenderam o sentido metafórico não só pela substituição de termos, mas pelas interações estabelecidas entre palavras e os enunciados nos quais estão contidas. Marca-se aqui, a passagem para a análise semântica das frases que, como os menores elementos dos discursos, possibilita a Ricoeur o estabelecimento da abordagem hermenêutica, na busca pela compreensão do sentido simbólico, e das imagens criadas nos poemas e nas literaturas.

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