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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: O DESIGN GRÁFICO DE LIVRO DIDÁTICO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO RURAL (PER) PARA CRIANÇAS DA COLÔMBIA Autor: JOSÉ JAIRO URBINA SÁNCHEZ
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JACKELINE LIMA FARBIARZ - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 34354
Catalogação: 09/07/2018 Liberação: 09/07/2018 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34354&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34354&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34354
Resumo:
Título: O DESIGN GRÁFICO DE LIVRO DIDÁTICO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO RURAL (PER) PARA CRIANÇAS DA COLÔMBIA Autor: JOSÉ JAIRO URBINA SÁNCHEZ
Nº do Conteudo: 34354
Catalogação: 09/07/2018 Liberação: 09/07/2018 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34354&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34354&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34354
Resumo:
O livro didático impresso é usado diariamente em escolas de todo o mundo mesmo com o surgimento do livro didático eletrônico. Isso se mantêm apesar de pesquisas que anteciparam a sua morte. O designer está presente na realização de livros didáticos, atuando junto a outros agentes, principalmente na criação de uma interface entre o autor e o leitor. O designer se torna, portanto, um agente mediador e catalisador da leitura na produção de sentidos do livro. Na Colômbia, o Projeto de Educação Rural (PER) desenvolveu conteúdo didático para a educação de crianças da zona rural, para os suportes livros didáticos impressos e digitais. Nesta dissertação, procura-se analisar o design gráfico utilizado no suporte impresso produzido para o segmento educação fundamental. Parte-se do pressuposto de que é incompatível a inter-relação entre o conteúdo imagético e os projetos gráficos adotados, pois eles desconsideram as competência e habilidades da população infantil da zona rural existentes e demandadas pelo segmento educação fundamental ao estabelecerem parâmetros para a inserção de elementos imagéticos e para a inter-relação entre esses elementos e o conteúdo verbal. Parte-se do pressuposto também que os professores, que deveriam atuar como agentes mediadores e catalisadores da leitura, não têm desenvolvidas, em suas formações, habilidades e competências para entender o design como interface entre o conteúdo e a criança. Entende-se que os problemas interferem no ensino-aprendizagem e aumentam o hiato entre a Educação na zona rural e na zona urbana da Colômbia. Visa-se assim contribuir para a diminuição da discriminação e exclusão das comunidades da zona rural, a partir da reflexão sobre os lugares do design gráfico no livro didático destinado a comunidades específicas.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |