INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: DESIGN NO SETOR PÚBLICO: POSSIBILIDADE PARA A CONEXÃO E VIABILIZAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA PESSOAS COM 60 ANOS E MAIS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): CLAUDIA FATIMA CAMPOS

Colaborador(es):  VERA MARIA MARSICANO DAMAZIO - Orientador
Número do Conteúdo: 34345
Catalogação:  09/07/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34345@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34345@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34345

Resumo:
Se desejarmos verdadeiramente viver bem para lá dos sessenta anos devemos avançar em termos de políticas públicas. A política pública, a partir da visão multicêntrica, é compreendida como intenção de solucionar um problema público, sendo o seu ator protagonista uma personalidade jurídica estatal ou não estatal. Logo, a formulação de políticas públicas não é exclusividade do Estado. Elas têm como foco a solução para problemas sociais complexos (ex. longevidade com qualidade) e, portanto, podem ser tratadas por todas as instâncias da sociedade. Partimos do pressuposto que o design dispõe de instrumental que pode auxiliar o setor público a solucionar problemas sociais complexos relacionados à longevidade. Este estudo se desenvolveu com o objetivo de identificar como o processo do design pode se constituir como meio para a elaboração de políticas públicas para a população com 60 anos e mais. O local de estudo é o Centro de Convivência da Terceira Idade (CAC - Barreiro) na cidade de Belo Horizonte. Metodologicamente, o estudo foi guiado pela pesquisa-ação somado ao processo de design participativo (cocriação) e suas ferramentas. Concluímos que o design, como campo do conhecimento de caráter social, vocação multidisciplinar, transdisciplinar e planejador de práticas intangíveis pode fornecer meios para aprimorar a formulação das políticas públicas de diferentes maneiras, tais como: (i) pela inclusão das pessoas afetadas pelo problema em todas as etapas do processo que são posicionadas como cocriadoras favorecendo a participação mais ativa; (ii) pela construção das habilidades em um público diverso favorecendo o potencial de cada um sem hierarquia; (iii) pela linguagem visual contribuindo para tornar o processo menos árduo e mais afetuoso; (iv) por ser um elo facilitador das interações para criar sistemas que contribuam para conexão entre os setores da sociedade; (v) pelo legado deixado nas instituições e nos participantes que devemos todos ser corresponsáveis.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui