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Título: SISTEMA DE AQUISIÇÃO DE DADOS PARA MONITORAMENTO DINÂMICO E BIOMÉDICO DE UM CICLISTA
Autor: RENAN DE LIMA SIMOES MONDEGO VILELA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MAURO SPERANZA NETO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 34336
Catalogação:  05/07/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34336@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34336@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34336

Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um sistema de eletrônica embarcada em uma bicicleta para armazenamento e transmissão de parâmetros dinâmicos da bicicleta e de parâmetros biomédicos do ciclista durante a atividade física. Os dados aquisitados podem ser usados para verificar e avaliar parâmetros da dinâmica longitudinal da bicicleta, comparando com dados obtidos por simulação. Além disso, o monitoramento de parâmetros biomédicos permite uma análise do funcionamento dos sistemas respiratório e cardiovascular do ciclista ao longo da atividade física, quantificando a influência do esforço realizado durante o exercício e seus impactos no corpo. A correlação dos dados dinâmicos da bicicleta com os dados biomédicos pode apresentar uma métrica de desempenho do ciclista, avaliando a performance do mesmo durante a pedalada e estabelecendo padrões e limites aos quais o ciclista pode se submeter sem prejudicar sua saúde. Também é desenvolvido uma estação remota para a visualização de alguns dados aquisitados pelo sistema em tempo real, visando um monitoramento constante da prática de atividade física. Baseado nos dados aquisitados pela eletrônica embarcada, são implementados dois algoritmos que permitem extrair mais informações sobre o que acontece durante a pedalada. O primeiro é a reconstrução de trajetórias baseada em dados inerciais que permite uma análise cinemática da bicicleta. E o segundo é um algoritmo de detecção de complexos QRS no ECG do ciclista, que é o algoritmo base no processamento digital de eletrocardiogramas.

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