$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC|



Título: PROBABILIDADE DE DEFAULT: MODELO LOGIT PAINEL PARA MENSURAÇÃO DO RISCO DE CRÉDITO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): FLAVIO SILVA SANTOS

Colaborador(es):  CRISTIANO AUGUSTO COELHO FERNANDES - Orientador
Número do Conteúdo: 34333
Catalogação:  05/07/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34333@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34333@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34333

Resumo:
Nesse trabalho desenvolvemos um modelo estatístico para estimação da probabilidade de empresas brasileiras inadimplirem em contratos de crédito junto aos bancos. Além disso, uma metodologia de validação denominada Accuracy Ratio será implementada ao modelo desenvolvido, a fim de que se possa compará-lo com outros modelos já consagrados na literatura de modelos quantitativos de risco, tais como Z-score, Moody s Model e Merton Model. A base de dados utilizada no nosso modelo foi construída a partir de informações contábeis de empresas brasileiras coletadas na Bloomberg e informações da estrutura de dívida das empresas no Sistema de Informações de Crédito do Banco Central (SCR). É desenvolvido um modelo de regressão logística na qual são escolhidas as variáveis explicativas do evento default visando estimar parâmetros significantes, com elevado grau de interpretabilidade econômico-financeira, bem como uma razoável aderência do modelo aos dados. Os dados possuem uma estrutura em painel e, por esse motivo, também será abordada a estratégia adotada para eliminar o efeito fixo temporal. Finalmente, a probabilidade de default será introduzida em um contexto prático que justificará a sua importância no processo de tomada de decisão nos bancos. A probabilidade de default será apresentada como uma variável do modelo que dimensiona a rentabilidade esperada das operações de crédito, conhecido como RAROC (Risk Adjusted Return on Capital).

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui