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Título: ESTÉTICAS DO DANO: A MARGEM COMO FRONTEIRA DA MODERNIDADE
Autor: RICARDO IBRHAIM MATOS DOMINGOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  RENATO CORDEIRO GOMES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 34266
Catalogação:  28/06/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34266@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34266@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34266

Resumo:
A tese apresentada neste trabalho direciona-se por meio da análise de quatro obras da chamada literatura marginal ou periférica, mais especificamente das obras dos autores Ferréz, Marcelino Freire, Rodrigo Ciríaco e Allan da Rosa. Tem-se por foco a construção de um olhar que privilegie o diálogo que estas obras mantêm com duas noções centrais, a de múltiplas temporalidades modernas do contemporâneo, que tem por principal característica a variedade de representações artísticas que produzem formas outras de vivência da modernidade, analisada a partir de autores como Homi Bhabha, Nestor Garcia Canclini, Paul Gilroy e Hans Ulrich Gumbrecht; e a noção de dano, formulada por Jaques Rancierè, cuja abordagem, para o trabalho que apresentamos, será necessária no exame das aproximações que as escolhas estéticas dos autores abordados têm com o campo político. Ao utilizarmos essas noções, defendemos que as obras, por advirem de um lugar não tradicional na produção cultural brasileira, geram novas perspectivas que se aproximam e se afastam do habitus literário no Brasil. Além disso, algumas reflexões sobre as principais contribuições acadêmicas para a análise do cenário montado pela literatura marginal são feitas no intuito de colaborar com futuros estudiosos que queiram abordar o tema. Procura-se, assim, encontrar as melhores ferramentas e abordagens da poética marginal contemporânea como produtora de sentido, levando-se em consideração sua origem social e como esta propõe novos enfoques para a tradição literária nacional.

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