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Título: (RE)ESCRITAS: REFLEXÕES DO AUTOR-LEITOR
Autor: SABRINA ALVERNAZ SILVA CABRAL
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 34134
Catalogação:  07/06/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34134@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.34134

Resumo:
Interessados em discutir a leitura, escrita e reescrita por alunos de uma escola pública federal, buscamos promover o encontro desses com os contos da coletânea Felicidade Clandestina de Clarice Lispector e, dessa atividade, analisar as estratégias encontradas pelo autor-leitor na recriação de seu texto. As bases teóricas norteadoras deste trabalho estão pautadas no legado bakhtiniano, que sempre prevê o outro como interlocutor dialógico e a potência dos gêneros textuais que permeia toda a linguagem. Com relação aos resultados preliminares desta pesquisa, destacamos o quanto a reescrita se mostrou capaz de excitar a reflexão do aluno diante de sua produção e, ainda, o quanto a ocasião de se estimular a escrita de contos influenciados pela obra clariceana abre diversos caminhos criativos e interpretativos.

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