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Título: SERÁS MINISTRO: UMA PROPOSTA DE LEITURA DO TEXTO LITERÁRIO
Autor: MARISE RODRIGUES GUEDES
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 34108
Catalogação:  30/05/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34108@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.34108

Resumo:
Este artigo objetiva apresentar uma proposta pedagógica de leitura da crônica literária Serás Ministro, de Carlos Drummond de Andrade. Para embasar esta prática, serão utilizados os pressupostos teóricos de Fernandes (2001) e Mello (2010) que apontam para a necessidade do desenvolvimento de estratégias e de ampliação do universo leitor do aluno através de materiais didáticos que contemplem a leitura eficaz do texto literário; os estudos de Meurer (1999), que tratam das relações dialéticas entre literatura e sociedade; além das contribuições de Solé (1998) e das recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), que tratam acerca de leitura crítica e apontam caminhos possíveis para a experienciação da leitura de textos literários em sala de aula.

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