XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: O EXAME CELPE-BRAS COMO INSTRUMENTO DIRECIONADOR DE TAREFAS PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS PARA FALANTES DE ESPANHOL Autor: ANA LIGIA BARBOSA DE CARVALHO E SILVA
MARIA GABRIELA SILVA PILEGGI
Instituição: -
Colaborador(es):
-
Nº do Conteudo: 34098
Catalogação: 30/05/2018 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Natureza: PUBLICAÇÃO
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34098@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.34098
Resumo:
Título: O EXAME CELPE-BRAS COMO INSTRUMENTO DIRECIONADOR DE TAREFAS PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS PARA FALANTES DE ESPANHOL Autor: ANA LIGIA BARBOSA DE CARVALHO E SILVA
Nº do Conteudo: 34098
Catalogação: 30/05/2018 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Natureza: PUBLICAÇÃO
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34098@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.34098
Resumo:
Este artigo tem por objetivo descrever e analisar duas tarefas que compõem um curso de português para falantes de espanhol, nível inicial, para estudantes universitários que participam de intercâmbios acadêmicos no Brasil. As tarefas foram elaboradas à luz do construto do exame Celpe-Bras, que avalia as quatro habilidades (compreensão oral e escrita, produção oral e escrita) de forma integrada e que tem como foco o uso da língua em situações realistas de comunicação. Com a criação do exame, seus idealizadores já pensavam em um possível efeito retroativo (washback effect) benéfico no ensino de línguas. Os resultados deste estudo indicam que o exame exerceu efeito retroativo positivo na elaboração de material didático, pois verificou-se a integração de habilidades nas tarefas apresentadas, potencializando o aprendizado da língua em situação próxima à realidade dos participantes, no mundo real. As limitações para este estudo foram explicadas e sugestões para novas investigações foram feitas.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |