$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas |



Título: O EXAME CELPE-BRAS COMO INSTRUMENTO DIRECIONADOR DE TAREFAS PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS PARA FALANTES DE ESPANHOL
Autor: ANA LIGIA BARBOSA DE CARVALHO E SILVA
MARIA GABRIELA SILVA PILEGGI
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 34098
Catalogação:  30/05/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34098@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.34098

Resumo:
Este artigo tem por objetivo descrever e analisar duas tarefas que compõem um curso de português para falantes de espanhol, nível inicial, para estudantes universitários que participam de intercâmbios acadêmicos no Brasil. As tarefas foram elaboradas à luz do construto do exame Celpe-Bras, que avalia as quatro habilidades (compreensão oral e escrita, produção oral e escrita) de forma integrada e que tem como foco o uso da língua em situações realistas de comunicação. Com a criação do exame, seus idealizadores já pensavam em um possível efeito retroativo (washback effect) benéfico no ensino de línguas. Os resultados deste estudo indicam que o exame exerceu efeito retroativo positivo na elaboração de material didático, pois verificou-se a integração de habilidades nas tarefas apresentadas, potencializando o aprendizado da língua em situação próxima à realidade dos participantes, no mundo real. As limitações para este estudo foram explicadas e sugestões para novas investigações foram feitas.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui