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Título: CARTOGRAFIAS DA INFÂNCIA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): FRANCISCO THIAGO CAMELO DA SILVA

Colaborador(es):  MARILIA ROTHIER CARDOSO - Orientador
Número do Conteúdo: 34083
Catalogação:  29/05/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34083@1
Referência [fr]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34083@3
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34083

Resumo:
Nesta dissertação cartografam-se gestos artísticos e literários associados à infância. Parte-se de duas imagens de Walter Benjamin: a do Canteiro de obra (Baustelle), que convoca ao mesmo tempo destruição e construção, e a da A caixa de costura (Der Nahkasten), que guarda ferramentas dadas às crianças como atividade iniciatória à escrita. A partir disso, mapeiam-se os gestos de destruir e construir, recortar e colar e outros, como arquivar, brincar, costurar e colecionar, em obras de diferentes autores, a exemplo de Jorge de Lima, Leonilson e Murilo Mendes. Cada capítulo é tecido em torno de um artista ou escritor, que se conecta a outro por meio de um movimento inventivo, o que acaba por aproximar o nexo dos capítulos das conexões entre diferentes imagens do Atlas de Aby Warburg, considerado por Georges Didi-Huberman como infância da ciência e infância da arte.

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