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Título: MÚLTIPLOS AVESSOS: CONFIGURAÇÕES DO ÉPICO DE REFERÊNCIA CLÁSSICA NA LITERATURA CONTEMPORÂNEA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): BRUNO FERRARI

Colaborador(es):  ELIANA LUCIA MADUREIRA YUNES GARCIA - Orientador
Número do Conteúdo: 34074
Catalogação:  29/05/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34074@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34074@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34074

Resumo:
O objetivo principal deste trabalho é investigar sobre a permanência do gênero épico na contemporaneidade, a partir da leitura e análise das seguintes obras: Uma viagem à Índia, de Gonçalo Tavares, Viva o povo brasileiro, de João Ubaldo Ribeiro, A odisseia de Penélope, de Margaret Atwood e A odisseia de Homero (segundo João Vítor), de Gustavo Piqueira. O trabalho parte da premissa de que, assim como todo paradigma consagrado, na contemporaneidade, o épico é retomado e modalizado em diferentes gêneros formando novas configurações. Assim, focaliza o relacionamento que as obras do corpus estabelecem com as matrizes clássicas e seus procedimentos estilísticos, temas e motivos. Ao utilizarem o gênero épico como paradigma, todos os escritores estabelecem um relacionamento intertextual explícito e ambíguo com as matrizes épicas clássicas. A partir da referência a elas, eles promovem sua desconstrução e subversão e evidenciam seus vieses, ora questionando, ora reafirmando sua viabilidade e importância nos dias de hoje.

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