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Título: O ABIÃ É O COMEÇO, O PÉ DA HISTÓRIA: PERFORMANCES DO NOVICIADO NO(S) CANDOMBLÉ(S)
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ANDERSON RODRIGUES TEIXEIRA

Colaborador(es):  SONIA MARIA GIACOMINI - Orientador
Número do Conteúdo: 34042
Catalogação:  28/05/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34042@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34042@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34042

Resumo:
Este estudo contribui para a compreensão do primeiro estágio hierárquico do candomblé, denominado: abianato. Enfatizando a categoria dos abiãs no processo iniciático desta modalidade religiosa afro-brasileira, são reveladas as percepções dos próprios noviços sobre a experiência do abianato. Tendo em vista o caráter espetacular das cerimônias públicas do candomblé, as performances dos abiãs são analisadas segundo a perspectiva da antropologia da performance, proposta por Richard Schechner. Nesta pesquisa, o período do abianato não é percebido apenas como uma participação meramente sociológica do religioso. Ao contrário, constitui-se como uma etapa ritual fundamental na construção identitária do candomblecista.

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