INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: EMPREENDEDORISMO SUSTENTÁVEL COMO EMPREENDEDORISMO INSTITUCIONAL: ESTRATÉGIAS DE MOBILIZAÇÃO E DE LEGITIMAÇÃO PARA A MUDANÇA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): PATRICIA AYUMI HODGE V DE CARVALHO

Colaborador(es):  JORGE FERREIRA DA SILVA - Orientador
MARCOS COHEN - Coorientador
Número do Conteúdo: 34034
Catalogação:  28/05/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE      trabalho premiado
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34034@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34034@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34034

Resumo:
Este estudo se propõe a entender como empreendedores sustentáveis - empreendedores que tentam resolver problemas ambientais e sociais, além de gerar riqueza econômica - atuam como empreendedores institucionais, iniciando mudanças divergentes nas normas e modelos mentais construídos socialmente. Unindo a pesquisa em empreendedorismo com a teoria institucional, o objetivo deste estudo foi elucidar como empreendedores sustentáveis: identificam, avaliam e decidem explorar oportunidades de negócios; mobilizam recursos através das lógicas de causation, effectuation ou bricolagem e tentam se legitimar e convencer stakeholders para o seu negócio. Para o entendimento do processo histórico e do contexto da formação do empreendimento optou-se pelo método de múltiplos estudos de caso. Consonante com a literatura, os resultados mostraram que os empreendedores sustentáveis se utilizam de um misto de causation e effectuation na exploração das oportunidades, variando a lógica conforme o contexto. A incorporação da ótica institucional permitiu revelar que a lógica de causation é utilizada em um contexto de busca de legitimidade e convencimento de stakeholders. Por outro lado, verificou-se que as estratégias de convencimento pelos empreendedores como a teorização podem apresentar variações ao longo do tempo, numa lógica de effectuation, à medida que novos desafios e oportunidades surjam. Ao combinar a perspectiva da teoria institucional à pesquisa em empreendedorismo, unindo as estratégias de legitimação e convencimentos dos stakeholders aos mecanismos da ação empreendedora em empreendimentos sustentáveis, esta pesquisa preenche uma lacuna de pesquisa em ambas áreas.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui