INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: A COMPREENSÃO DAS COMPETÊNCIAS NAS ROTINAS DE PROGRAMAÇÃO DA PRODUÇÃO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): LEANDRO SCHOEMER JARDIM

Colaborador(es):  SANDRA REGINA DA ROCHA PINTO - Orientador
Número do Conteúdo: 34032
Catalogação:  28/05/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE      trabalho premiado
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34032@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34032@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34032

Resumo:
Nas organizações industriais contemporâneas, a competição global e o avanço das tecnologias de informação tornam os produtos e processos cada vez mais semelhantes. O desempenho operacional passa, então, a ser um dos principais mecanismos de diferenciação. Nesse cenário, a área de planejamento e programação da produção ganha um inédito papel estratégico. O presente estudo se propôs a investigar esse novo papel com um olhar centrado nas rotinas organizacionais e nas pessoas que exercem a função. Mais especificamente, a partir de uma abordagem qualitativa e interpretativa, o trabalho utilizou o método fenomenográfico para compreender como os programadores concebem a competência nas suas rotinas organizacionais. A análise das entrevistas identificou três diferentes concepções. A primeira está associada à tarefa de alocação eficiente de recursos e materiais. A segunda vê a programação como um processo de mediação entre as diferentes áreas da empresa. E a terceira atribui ao programador de produção a reponsabilidade de fazer a gestão estratégica da operação. Além disso, foram identificadas seis dimensões do fenômeno que explicam e diferenciam as concepções, são elas: Raciocínio lógico, Conhecimento técnico (do processo produtivo), Conhecimento sistêmico (de outras áreas), Estratégia de negociação, Aspecto manifesto da rotina e Envolvimento com a estratégia corporativa. Os achados sugerem, por fim, que a dimensão estratégica da programação é verificável, em diferentes graus, nas suas rotinas. Além disso, ao revelar a concepção competência como sendo a mediação entre as diferentes áreas da empresa, o estudo traz as estratégias de negociação para o centro do debate sobre a realização competente das rotinas de programação da produção.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui