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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: HISTÓRIAS DE CONSUMO E ILUSÕES SOCIAIS: GRANDES MAGAZINES, SHOPPING CENTERS E CLASSES MÉDIAS Autor: WILLIAM DE ALMEIDA CORBO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
EVERARDO PEREIRA GUIMARAES ROCHA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 34019
Catalogação: 25/05/2018 Liberação: 25/05/2018 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34019@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34019@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34019
Resumo:
Título: HISTÓRIAS DE CONSUMO E ILUSÕES SOCIAIS: GRANDES MAGAZINES, SHOPPING CENTERS E CLASSES MÉDIAS Autor: WILLIAM DE ALMEIDA CORBO
Nº do Conteudo: 34019
Catalogação: 25/05/2018 Liberação: 25/05/2018 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34019@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34019@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34019
Resumo:
Esta tese examina as articulações entre as dinâmicas do consumo e a
formação das classes médias, através do estudo de duas importantes experiências
históricas do capitalismo: o surgimento dos grandes magazines nos centros urbanos
europeus entre a segunda metade do século XIX e o início do XX; a emergência
dos shopping centers nos subúrbios norte-americanos em meados do século XX. De
maneira mais específica, pretende-se analisar as formas pelas quais esses
movimentos do consumo em expansão impulsionaram o recrutamento de grupos
sociais e sua aproximação com o mundo dos bens e, nesse processo, geraram
imagens, ideias e representações de classes médias consumidoras. Vamos
investigar as particularidades dessas experiências, explorar as características de
seus contextos e observar as permanências de seus projetos. Parte-se da premissa
que o consumo é um elemento central na cultura moderno-contemporânea e,
portanto, estudar suas lógicas, estruturas e significados pode contribuir para a
compreensão dos valores e ideologias que orientam nossa vida social. Em um
exercício de antropologia histórica, esta tese busca destacar que, além das questões
e temas relacionados à economia e à produção, as experiências e sensibilidades
ligadas à cultura, ao simbólico e ao universo do consumo também podem fornecer
ideias, apresentar descobertas e decifrar estruturas fundamentais para o
entendimento do capitalismo.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |