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Coleção Digital
Título: PODER E NEGOCIAÇÃO COMO RELAÇÕES PEDAGÓGICAS: MEMÓRIA DA PESQUISA CONFRONTO DE SISTEMAS DE CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO POPULAR Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): RENATO PONTES COSTA
Colaborador(es): RALPH INGS BANNELL - Orientador
OSMAR FAVERO - Coorientador
Número do Conteúdo: 34009
Catalogação: 25/05/2018 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34009@1
Referência [fr]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34009@3
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34009
Resumo:
Título: PODER E NEGOCIAÇÃO COMO RELAÇÕES PEDAGÓGICAS: MEMÓRIA DA PESQUISA CONFRONTO DE SISTEMAS DE CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO POPULAR Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): RENATO PONTES COSTA
Colaborador(es): RALPH INGS BANNELL - Orientador
OSMAR FAVERO - Coorientador
Número do Conteúdo: 34009
Catalogação: 25/05/2018 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34009@1
Referência [fr]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34009@3
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34009
Resumo:
Esta tese tem como objetivo principal a recuperação e análise de uma experiência
de pesquisa, realizada pelo Serviço de Apoio à Pesquisa em Educação – SAPÉ, entre
1987 e 1990, intitulada: Confronto de Sistemas de Conhecimento na Educação
Popular. Esse estudo foi estruturado como uma investigação/ação e realizado com um
grupo de jovens e adultos, numa situação de aprendizagem de leitura e escrita
(alfabetização). Foram dois anos de atuação em sala de aula, em que os
professores/pesquisadores, levando a cabo os pressupostos e questões deste tipo de
pesquisa, desenvolveram uma prática docente buscando: considerar o pensamento do
outro como matéria de aprendizagem; colocar em jogo as relações de poder; e investir,
com propriedade, numa relação outra, pautada na negociação e no estabelecimento de
parcerias entre os diferentes sistemas de conhecimento imbricados nessa relação
pedagógica. Fundamentado nos estudos sobre a memória, entendendo-a como instância
ativa e criadora de sentido, este estudo transita em diferentes temporalidades da
educação popular no Brasil, para proceder à recuperação da pesquisa Confronto de
Sistemas de Conhecimento na Educação Popular. Essa memória mais ampla, que
compõe o escopo da pesquisa e os contextos nela implicados, foi resgatada,
fundamentalmente, pela análise de documentos do acervo do SAPÉ e de relatos da
memória oral de um conjunto de educadores representativos da educação popular no
Brasil. Baseado nessa estratégia de trabalho, o processo deste estudo foi realizado em
três fases: a) fase exploratória de organização e classificação do acervo do SAPÉ; b)
fase de aprofundamento histórico, quando foram analisados os antecedentes que
influenciaram a formulação da investigação-ação; e c) fase de produção de saber, em
que se discutiram as duas principais categorias presentes no trabalho do SAPÉ: a
relação entre conhecimento e poder e a ideia de negociação como uma relação
pedagógica possível. Como resultados, a presente pesquisa não apenas recupera e analisa o que foi produzido pelo SAPÉ, por mais instigantes e interessantes que possam
ter sido suas descobertas. Essa recuperação revela, por um lado, um conjunto de
conceitos e práticas que configuraram o campo da educação popular no país e, por
outro, desvela um período de reconfiguração e reconstrução desse campo, durante as
duas décadas que se seguiram ao golpe civil-militar de 1964. Esta tese se constitui,
então, como uma contribuição à memória da educação popular no Brasil, uma vez que
agrega novos olhares para um campo em permanente movimento e para um momento
histórico de conformação e reinvenção da educação popular no país, ao mesmo tempo
em que registra e tira do esquecimento o aprendizado deixado por uma importante
experiência de trabalho para esse campo de conhecimento.
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