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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: O SINDICATO COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO: TRAJETÓRIAS DE PROFESSORES MILITANTES DO SEPE/CAXIAS Autor: MARLUCE SOUZA DE ANDRADE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ISABEL ALICE OSWALD MONTEIRO LELIS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 33971
Catalogação: 24/05/2018 Liberação: 19/01/2019 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33971@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33971@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.33971
Resumo:
Título: O SINDICATO COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO: TRAJETÓRIAS DE PROFESSORES MILITANTES DO SEPE/CAXIAS Autor: MARLUCE SOUZA DE ANDRADE
Nº do Conteudo: 33971
Catalogação: 24/05/2018 Liberação: 19/01/2019 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33971@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33971@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.33971
Resumo:
Esta tese tem como objeto de estudo o sindicato enquanto instância de
formação para o professor, procurando identificar as contribuições da participação
sindical através de entrevistas sobre as trajetórias de vida de professores militantes,
questionários aplicados aos membros da base e direção sindical em assembleias e
observações dos fóruns ordinários e extraordinários promovidos pelo Sindicato dos
Profissionais da Educação de Duque de Caxias (Sepe/Caxias). A escolha desse
núcleo se deveu à sua história de 38 anos de lutas junto aos profissionais da
educação da cidade. Foram entrevistados 15 professores de diferentes segmentos
com mais de 5 anos de militância junto ao Sepe/Caxias, os quais relataram sua
origem social, trajetória de formação, ingresso na docência e sua experiência
sindical. Nos relatos, sobressaiu a origem humilde e pouco escolarizada e politizada
das famílias desses sujeitos. A inserção deles na militância ocorreu via redes de
sociabilidade, como grupos de jovens e participação nas comunidades eclesiais de
base, onde os sujeitos são incentivados a agir sobre o mundo. Além disso, a
universidade, a associação de moradores e o partido político aparecem como pontes
de aproximação com o sindicato. Mediante crescente atuação junto ao movimento
sindical, os sujeitos relataram construir novos olhares para a docência e para a
sociedade, contribuindo para a construção de uma identidade docente mais crítica.
Os questionários evidenciaram as repercussões do envolvimento sindical nas
relações que se estabelecem na escola, ora tendendo ao rechaço, ora ao prestígio, o
professor militante vê sua trajetória profissional marcada também pela sua trajetória
sindical. Ao adotar a observação da participação dos professores nas suas reuniões
mensais de representantes de escola, assembleias, fóruns, atos e outros espaços
promovidos pelo sindicato, a pesquisa pretendeu compreender a atuação desses
sujeitos nesse
contexto social, apreendendo a dimensão formativa dos diferentes espaços e tempos
organizados por essa instituição. No cruzamento dos dados, foi possível identificar
dois tipos de formação no âmbito sindical. Aquela que se dá no dia a dia das ações
entre os pares e aquela que é previamente organizada em função de um objetivo. A
primeira se trata de uma formação político-sindical que se dá pela participação
nas reuniões, conselhos, assembleias, atos e demais ações promovidas pelo
sindicato; está ligada ao conhecimento dos direitos, à interação com a sociedade e
à conscientização enquanto categoria docente. Embora seja voltada à ação coletiva,
esse tipo de formação é de difícil mensuração, visto que age sobre os conhecimentos
e experiências pessoais de cada participante. Portanto, sua aprendizagem varia de
acordo com suas disposições anteriores e intensidade de atuação no movimento
sindical. O segundo tipo é uma formação político-pedagógica, que segue um
objetivo específico, quase sempre pedagógico ou funcional. Visa atender uma
demanda imposta ao sindicato no contexto das lutas travadas pela melhoria das
condições de exercício da docência. Para sua execução, recorre-se ao intercâmbio
entre instituições, buscando a ajuda de especialistas acadêmicos. Por outro lado,
aproveita-se também a experiência profissional dos membros do movimento
sindical, tanto a acadêmica quanto a adquirida em outros espaços de militância. A
tese aponta a importância dos sindicatos na formação dos professores, sobretudo
em tempos de instabilidade democrática em que se acentua a precarização do
magistério e avançam projetos de retirada de direitos e perda da autonomia docente.
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NA ÍNTEGRA |