$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: EVIDENCE OF VALIDITY OF A COMPUTERIZED EXECUTIVE TEST IN SCHOOL CHILDREN
Autor: RENATA MASSALAI
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JESUS LANDEIRA FERNANDEZ - ADVISOR
EMMY UEHARA PIRES - CO-ADVISOR

Nº do Conteudo: 33956
Catalogação:  23/05/2018 Idioma(s):  PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo:  TEXT Subtipo:  THESIS
Natureza:  SCHOLARLY PUBLICATION
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33956@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33956@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.33956

Resumo:
The use of technology in children s neuropsychological assessment offers a series of facilities such as: time optimization, cost reduction and better refinement of cognition through reaction time. In Brazil, this type of evaluation is scarce, especially for executive measures in childhood. In order to suppress this demand, we investigated the evidence of validity of the computerized executive tool Game of Magical Letters (JCM), composed of three phases: classification by color (12 items), by form (12 items) and by color and form items) in 113 children aged six to nine years old (M equals 7.58) and (SD equals 1.07) without atypical development, enrolled in private schools and social institutions in the northern part of the city of Rio de Janeiro. In addition to the JCM instrument, others were applied: WASI, Stroop, Scale Digits (WISC-IV), Tracks A B, Verbal Fluency and Inventory (SSRS) for children, parents and teachers in three 30-minute alternating-day meetings. Mixed ANOVA was performed to verify age and sex effects on the gross scores of JCM. Then, Factorial Analysis with extraction method the Principal Components and varimax rotation with Kaiser criterion. The data revealed that there was no interaction between the variables, but the factorial analysis resulted in four components named respectively: executive aspects, regulatory aspects, attentional and fluid aspects. We suggest new researches with the JCM expanding the sample with later age and new protocols of executive instruments, including computerized ones already validated in the Brazilian context for eventual convergent validities and criteria to be investigated.

Descrição Arquivo
COMPLETE  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui