INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: MOBILIDADE EFICIENTE PARA CIDADES COMPACTAS E MENOS SEGREGADAS: O PLANO URBANÍSTICO DO CENTRO AMPLIADO DE BOGOTÁ
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): DAYANA ENRIQUEZ BURBANO

Colaborador(es):  HUGO MIGUEL VARELA REPOLHO - Orientador
RAFAEL DA SILVA NUNES - Coorientador
Número do Conteúdo: 33927
Catalogação:  21/05/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33927@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33927@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.33927

Resumo:
A Prefeitura de Bogotá, publicou em 2015 o Plano Urbanístico do Centro Ampliado de Bogotá (PUCAB) cujo objetivo principal era diminuir a segregação socioespacial evidente nos limites geográficos da cidade, onde nas periferias habita a classe socioeconômica baixa, e no centro da cidade habitam as classes média e alta, ao mesmo tempo em que é almejado o adensamento da cidade, alocando pessoas num número equivalente ao aumento populacional para o ano 2020 no setor analisado e delimitado geograficamente sob condições de mobilidade de tempos de chegada aos polos de emprego em máximo 20 minutos nos transportes públicos e 10 minutos a pé até as estações dos sistemas coletivos, isso desde qualquer ponto dentro do setor do Centro Ampliado. A partir do objetivo geral de alocar pessoas de classe socioeconômica baixa no centro da cidade e, das variáveis de delimitação geográfica, deduz-se a intensão de alocar à população adensada em zonas em que são permitidos os percursos curtos lar-trabalho-lar, de onde surge a hipótese de tese do não cumprimento de tempos máximos de 20 minutos nos transportes públicos ainda submetidos ao transito veicular no setor do PUCAB; comprovação feita com base nas pesquisas da Secretaria Distrital de Mobilidade (2015). Avalia-se o limite geográfico do setor do PUCAB e se apresentam metodologias de priorização de adensamento em zonas em que são permitidos os deslocamentos curtos das casas à maior oferta de emprego e, outras atividades habituais dos cidadãos.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui