$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: O PAPEL DA MULHER NA TRANSFORMAÇÃO DAS FAMÍLIAS
Autor: GISELE AZEREDO VETTORAZZO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  FERNANDA TRAVASSOS RODRIGUEZ - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 33831
Catalogação:  09/05/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33831@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.33831

Resumo:
O presente trabalho aborda a trajetória da mulher em direção à liberdade de escolhas na área pessoal, profissional, psicológica e cultural. Procuramos elencar os principais movimentos que as levaram a um novo modelo de relações subjetivas que moldaram e modificaram a família atual. Focamos o lugar que a mulher ocupava na família patriarcal, com muitos filhos, submissas aos maridos, pais ou Estado, com atuação no âmbito privado, único papel possível para elas. Fizemos um breve histórico sobre a mulher no Brasil colonial, as mudanças ocorridas com a chegada e a partida da Corte Portuguesa e as mudanças decorrentes dessas ocasiões. No decorrer desse estudo enfocamos também as mudanças ocorridas nas famílias a partir da revolução industrial, do advento das duas grandes guerras mundiais e finalmente a revolução sexual e de costumes dos últimos anos. Finalmente discorremos sobre o papel da mulher na contemporaneidade e as mudanças no conceito de família, transformações que se tornaram possíveis pela luta da mulher em busca de um lugar de igualdade entre os sexos.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui