$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: DESIGN E ENVELHECIMENTO: CONCEITOS NORTEADORES PARA A ATUAÇÃO DO DESIGN EM PROL DO ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): LUIZA BECK ARIGONI

Colaborador(es):  VERA MARIA MARSICANO DAMAZIO - Orientador
Número do Conteúdo: 33798
Catalogação:  04/05/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33798@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33798@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.33798

Resumo:
Com o aumento da longevidade populacional, é natural que diversas áreas do saber e da atuação humana estejam voltando suas atenções ao envelhecimento, em abordagens múltiplas e mesmo antagônicas. Nesse cenário, o objetivo deste trabalho é apontar possíveis caminhos para a atividade do design em um mundo em envelhecimento. Porque o design é uma atividade interdisciplinar e seu processo se dá em parceria de campos distintos da atuação humana, o primeiro passo foi investigar o que é o envelhecimento, em revisão bibliográfica que contemplou publicações de diferentes áreas do conhecimento e se concentrou nas ciências da saúde. Teve destaque o Relatório Mundial de Envelhecimento e Saúde da Organização Mundial da Saúde, por abordar o assunto da perspectiva do corpo, do indivíduo e da sociedade. Porque o design visa transformar realidades para outras mais desejáveis, foram investigadas definições de envelhecimento bem-sucedido, ativo e saudável, tendo sido identificados os seguintes conceitos pertinentes para a atuação: funcionalidade, independência, autonomia e resiliência. Diante da infinidade de possibilidades de atuar em prol de um melhor envelhecimento, o recorte deste trabalho foi definido como as alterações funcionais relacionadas ao envelhecimento. Porque o design concretiza soluções a partir de produtos tangíveis, foi feito levantamento e reflexão de produtos projetados com a intenção de mitigar essas alterações. Considerando que o design é uma atividade que tem como foco o indivíduo, foram criados métodos qualitativos para aproximação do público idoso com o objetivo de favorecer relatos de experiências sobre o envelhecimento, sobre os conceitos identificados e sobre os sentimentos e comportamentos envolvidos na decisão de uso ou não uso de objetos de auxílio.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui