$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: ENSINO DE HEMOPTISE NA GRADUAÇÃO DE MEDICINA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA, BASEADA NAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS
Autor: FLÁVIO MACIEL MARRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JORGE CALMON DE ALMEIDA BIOLCHINI - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 33751
Catalogação:  02/05/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33751@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33751@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.33751

Resumo:
A aquisição de competências médicas essenciais é o pilar das novas Diretrizes Curriculares Nacionais de 2014, para o ensino da medicina que seguindo a tendência do mercado de trabalho contemporâneo, considera que o bom profissional não é necessariamente aquele que acumulou a maior bagagem de conteúdo teórico, mas sim o que adquiriu, além do conhecimento, as habilidades, o comportamento e as atitudes que a profissão exige. A metodologia pedagógica tradicional de ensino, que é prevalente em nosso meio, não é adequada a esse propósito, motivo pelo qual as DCNs vigentes preconizam o uso de metodologias de aprendizagem ativa, que se utilizam de recursos pedagógicos adequados para esse fim. O trabalho, aqui apresentado, pretende analisar, discutir e apresentar uma variedade de atividades pedagógicas adequadas ao ensino de hemoptise na graduação médica, respaldado nas DCNs de 2014. Por julgar pertinente foi feita uma breve explanação sobre as principais atividades pedagógicas propostas, ressaltando a importância de cada uma delas para a aquisição das habilidades médicas para a abordagem do paciente com hemoptise.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui