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Coleção Digital
Título: CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DATAS COMEMORATIVAS: O QUE DIZEM PROFISSIONAIS E CRIANÇAS Autor: MARTA NIDIA VARELLA GOMES MAIA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
SONIA KRAMER - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 33748
Catalogação: 02/05/2018 Liberação: 03/05/2018 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33748@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33748@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.33748
Resumo:
Título: CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DATAS COMEMORATIVAS: O QUE DIZEM PROFISSIONAIS E CRIANÇAS Autor: MARTA NIDIA VARELLA GOMES MAIA
Nº do Conteudo: 33748
Catalogação: 02/05/2018 Liberação: 03/05/2018 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33748@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33748@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.33748
Resumo:
Currículo da Educação Infantil e Datas Comemorativas: O que dizem profissionais e crianças, tem como objetivo conhecer e compreender o que falam sobre os currículos da Educação Infantil crianças e adultos que atuam em escolas exclusivas de Educação Infantil e escolas de Ensino Fundamental que têm turmas de Educação Infantil. As crianças foram ouvidas em atividades livres, em atividades dirigidas pelas professoras e em rodas de conversa específicas da pesquisa. Os profissionais foram ouvidos em conversas informais e em entrevista coletiva. Convivem concepções conservadoras e atualizadas de Infância e Educação Infantil que repercutem nas práticas. Coexistem concepções e práticas diferenciadas na rede pesquisada que podem vir a trazer novos caminhos para a Educação Infantil. O currículo centrado em datas está presente, mas não apenas como algo natural e intocável. A tese está organizada em quatro capítulos. O primeiro expõe a construção histórica e ideológica da qual deriva o currículo orientado por datas comemorativas. O segundo capítulo apresenta as entrevistas realizadas com quatro especialistas das áreas de Currículo e Educação Infantil para compreender as condições que levaram a inserção e permanência desse currículo. No terceiro capítulo são apresentados autores que sustentam as opções teórico-metodológicas da pesquisa; da perspectiva histórico-cultural, Mikhail Bakhtin e Walter Benjamin, da Sociologia da Infância Qvortrup, Sarmento, Corsaro e da Filosofia, Kohan; os caminhos percorridos, a rede de ensino pesquisada, as escolas e seus sujeitos. O quarto capítulo traz a palavra das crianças e adultos, a observação, as rodas de conversa com as crianças, a entrevista coletiva com os profissionais. As conclusões e apontamentos reafirmam a potência de cada sujeito e que se realiza no encontro com outro, no processo de alteridade que nos constitui à medida que nos abrimos a esse encontro infinitamente formativo e inconcluso.