INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DATAS COMEMORATIVAS: O QUE DIZEM PROFISSIONAIS E CRIANÇAS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): MARTA NIDIA VARELLA GOMES MAIA

Colaborador(es):  SONIA KRAMER - Orientador
Catalogação:  02/05/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33748@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33748@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.33748

Resumo:
Currículo da Educação Infantil e Datas Comemorativas: O que dizem profissionais e crianças, tem como objetivo conhecer e compreender o que falam sobre os currículos da Educação Infantil crianças e adultos que atuam em escolas exclusivas de Educação Infantil e escolas de Ensino Fundamental que têm turmas de Educação Infantil. As crianças foram ouvidas em atividades livres, em atividades dirigidas pelas professoras e em rodas de conversa específicas da pesquisa. Os profissionais foram ouvidos em conversas informais e em entrevista coletiva. Convivem concepções conservadoras e atualizadas de Infância e Educação Infantil que repercutem nas práticas. Coexistem concepções e práticas diferenciadas na rede pesquisada que podem vir a trazer novos caminhos para a Educação Infantil. O currículo centrado em datas está presente, mas não apenas como algo natural e intocável. A tese está organizada em quatro capítulos. O primeiro expõe a construção histórica e ideológica da qual deriva o currículo orientado por datas comemorativas. O segundo capítulo apresenta as entrevistas realizadas com quatro especialistas das áreas de Currículo e Educação Infantil para compreender as condições que levaram a inserção e permanência desse currículo. No terceiro capítulo são apresentados autores que sustentam as opções teórico-metodológicas da pesquisa; da perspectiva histórico-cultural, Mikhail Bakhtin e Walter Benjamin, da Sociologia da Infância Qvortrup, Sarmento, Corsaro e da Filosofia, Kohan; os caminhos percorridos, a rede de ensino pesquisada, as escolas e seus sujeitos. O quarto capítulo traz a palavra das crianças e adultos, a observação, as rodas de conversa com as crianças, a entrevista coletiva com os profissionais. As conclusões e apontamentos reafirmam a potência de cada sujeito e que se realiza no encontro com outro, no processo de alteridade que nos constitui à medida que nos abrimos a esse encontro infinitamente formativo e inconcluso.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
INTRODUÇÃO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui