INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: UM PLUG-IN PARA VERIFICAÇÃO DE ESTRUTURAS METÁLICAS PELA NORMA NBR 8800:2008 EM UM AMBIENTE BIM
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): HERNAN SEBASTIAN BUENO CARRASCO

Colaborador(es):  ELISA DOMINGUEZ SOTELINO - Orientador
LUIZ FERNANDO CAMPOS RAMOS MARTHA - Coorientador
Número do Conteúdo: 33702
Catalogação:  25/04/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33702@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33702@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.33702

Resumo:
A indústria da construção sempre foi um mercado competitivo que busca a certificação de qualidade com melhores índices de desempenho. Espera-se, portanto, que profissionais do planejamento da construção ofereçam respostas cada vez mais eficientes e eficazes para os problemas que enfrentam. O processo BIM (Building Information Modeling ou Modelagem da Informação para Construção) tem o potencial de impactar favoravelmente esta tendência. Uma parte integral desse processo é a organização em um mesmo arquivo eletrônico ou em uma única base de dados das informações provenientes das disciplinas envolvidas e que são necessárias para o projeto. Vários softwares para desenvolvimento de projetos estruturais estão disponíveis no mercado e com o uso dos mesmos espera-se uma redução dos tempos de resposta que os engenheiros estruturais necessitam para apresentar cálculos e projetos confiáveis. No entanto, a automatização desses cálculos dentro do processo BIM ainda é incipiente. Esta dissertação apresenta a implementação do código de verificação do dimensionamento de elementos de aço de acordo com a norma brasileira vigente dentro de um ambiente BIM. Isto é feito através de um plug-in para a ferramenta computacional Revit Structure da Autodesk, através da qual é possível acessar a base de dados que armazena as informações do modelo digital do projeto. O plug-in extrai dessa base de dados os parâmetros e as características dos elementos estruturais definidos previamente, e automaticamente checa os cálculos de acordo com a norma vigente, dentro do ambiente BIM. Além da verificação do projeto estrutural a ferramente permite também a modificação do projeto para atender a norma. Isso é feito através de uma interface gráfica amigável dentro do programa Revit Structure. A ferramenta também disponibiliza um relatório final ou memória de cálculo com todas as variáveis necessárias para sua interpretação. A aplicação da ferramenta desenvolvida é uma solução completa para os usuários dentro do ambiente BIM do Revit da Autodesk.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui