INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: MIGRAÇÃO DE GÁS EM ANULAR DE POÇO EM PERFURAÇÃO PRESSURIZED MUD CAP DRILLING
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): FELIPE DE SOUZA TERRA

Colaborador(es):  MONICA FEIJO NACCACHE - Orientador
SIDNEY STUCKENBRUCK - Coorientador
Número do Conteúdo: 33699
Catalogação:  25/04/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33699@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33699@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.33699

Resumo:
A técnica de Perfuração com Gerenciamento de Pressão está em crescente expansão no contexto das operações marítimas. Devido à complexidade dos reservatórios e das novas fronteiras de exploração e produção de petróleo, a perfuração com Gerenciamento de Pressão se apresenta como uma forma de redução de custo e aumento da segurança operacional para um grande volume das reservas de petróleo. Em alguns casos, a tecnologia é utilizada como viabilizadora, sendo a única forma de se perfurar os poços. Neste cenário, o entendimento do comportamento de migração de gás, quando da aplicação da técnica de Pressurized Mud Cap Drilling (PMCD), permite a elaboração do projeto de poço mais econômico além de contribuir para o aumento da segurança operacional. O presente estudo tem por objetivo apresentar um modelo matemático capaz de simular o comportamento da perda de fluido de perfuração para a formação com a ocorrência de influxo simultâneo e da migração de gás para a superfície, durante a perfuração com esta técnica, com robustez. É utilizado o modelo bifásico Drift-Flux associado ao método numérico Advection Upstream Splitting Method (AUSMV) para simular o comportamento descrito anteriormente. Antes da apresentação de estudos de casos de simulação com migração de gás, os resultados de cenários mais simples são comparados com os resultados de um software comercial tido, como referência na indústria para validação do programa. Através dos casos simulados é possível verificar a robustez do modelo matemático proposto, que se mostra capaz de fornecer respostas compatíveis quanto ao comportamento esperado do gás. A análise dos resultados obtidos permite estabelecer procedimentos para o monitoramento do que ocorre no poço de forma a otimizar as operações de bullhead no cenário de PMCD.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui