INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: AVALIAÇÃO DO INTER-RELACIONAMENTO ENTRE OS CONCEITOS BIM, LEAN E SUSTENTABILIDADE EM PROJETOS DE EDIFICAÇÕES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): PEDRO SAIEG FARIA

Colaborador(es):  ELISA DOMINGUEZ SOTELINO - Orientador
Número do Conteúdo: 33696
Catalogação:  25/04/2018 Idioma(s):  INGLÊS - ESTADOS UNIDOS

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33696@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33696@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.33696

Resumo:
O principal objetivo deste estudo foi avaliar e validar como funcionalidades da Modelagem da Informação da Construção (BIM) podem interagir com princípios da construção enxuta para contribuir para o desenvolvimento sustentável em projetos de construção e alcançar projetos de maior qualidade. Para este fim, primeiramente uma breve revisão de cada um destes conceitos foi introduzida, seguida por uma extensiva e estruturada revisão da literatura, buscando combinações par a par destes tópicos. Os resultados desta revisão deram origem à uma matriz que que consolidou as interrelações, que foram destacadas e explicadas. Para validar algumas destas interrelações, um plug-in foi proposto e implementado em um ambiente de visualização BIM para ajudar o usuário a decidir pelo melhor projeto dentre diferentes alternativas, considerando também a perspectiva do usuário em termos do que mais gera valor ao projeto. Para ilustrar e validar a usabilidade e importância do plug-in, o projeto de um galpão com determinados requerimentos foi considerado. Quatro alternativas de projeto foram modeladas considerando diferentes tipos de superestrutura e envelope das edificações, bem como variados materiais. Estes modelos foram exportados como arquivos IFC e então importados no ambiente BIM. Através do plug-in desenvolvido, foi então importada uma base de dados externa e calculados os indicadores de custos gerais, emissões de CO2 e comforto térmico para cada modelo baseados nos dados contidos nos elementos e na base de dados importada. Finalmente, foram consideradas ponderações inseridas por usuários para cada indicador e exibidos os resultados em forma de gráficos, indicando a melhor opção através de um Método de Decisão de Múltiplos Atributos. Apesar de os modelos utilizados nesta pesquisa terem sido hipotéticos e mais indicadores serem necessários para melhores resultados, foi possível verificar que análises automatizadas podem otimizar tarefas de tomada de decisão que em outras circunstâncias seriam ineficientes e imprecisas. Desta forma, algumas das interações percebidas foram validadas e a importância da integração entre os conceitos foi confirmada.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui