$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: AVALIAÇÃO DE UMA ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM BASEADA EM CASO DESENVOLVIDA EM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
Autor: PEDRO PIMENTA DE MELLO SPINETI
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JORGE CALMON DE ALMEIDA BIOLCHINI - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 33684
Catalogação:  24/04/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33684@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.33684

Resumo:
Introdução: as diretrizes curriculares brasileiras do curso de graduação em medicina apontam que estes deverão ter seu projeto pedagógico centrado no aluno, utilizando-se de metodologias ativas e prevendo o aproveitamento de atividades à distância. Objetivos: Avaliar a exequibilidade de uma atividade de aprendizagem baseada em caso (ABC) semipresencial na Disciplina de Cardiologia do curso de graduação em medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro; descrever os hábitos de estudo dos aprendizes; comparar as atividades de ABC tradicionais com a atividade desenvolvida em ambiente virtual. Métodos: entre novembro de 2015 e outubro de 2016 os estudantes do quarto ano de medicina da FCM participaram de uma atividade da Disciplina de Cardiologia denominada Caso Clínico Online onde deveriam preparar um caso clínico em ambiente virtual de aprendizagem e posteriormente discutir o mesmo em pequenos grupos durante a aula. Após a atividade os aprendizes responderam um questionário de avaliação. Os registros dos horários da postagem das respostas no sistema foram utilizados para avaliar os hábitos de estudo. Resultados: 78 estudantes participaram da atividade e apenas 9 por cento apresentaram dificuldades. 94,9 por cento prepararam a atividade na véspera dedicando uma mediana 39 (20-64) minutos. 91,7 por cento concordam que a atividade foi facilitadora do aprendizado. Conclusão: A atividade proposta foi exequível, foi preparada com pouca antecedência por um período inferior à uma hora e foi considerada facilitadora da aprendizagem.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui