$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: EMPATIA NA RELAÇÃO MÉDICO-PACIENTE: SOCIODRAMA COMO FERRAMENTA DE ENSINO E DESENVOLVIMENTO
Autor: MARIA EDUARDA MAGALHÃES CASTRO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JORGE CALMON DE ALMEIDA BIOLCHINI - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 33670
Catalogação:  20/04/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33670@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.33670

Resumo:
A boa relação médico-paciente é de fundamental importância na adesão ao tratamento e consequente melhora nos desfechos clínicos. Baseia-se na competência comunicadora que tem, como principal pilar, o exercício da empatia. Essa, por sua vez, é uma habilidade multidimensional, com quatro aspectos principais: emocional, moral, cognitivo e comportamental e, portanto, passível de ser ensinada e desenvolvida. Diversos estudos apontam uma perda progressiva da empatia ao longo do curso de Medicina, cabendo à nós docentes e às instituições de ensino o papel de utilizar meios eficazes, alinhados à uma nova forma de construção do conhecimento, no intuito de formar médicos mais comprometidos com seus pacientes e com uma prática assistencial integralizada. Tendo como referência as metodologias de aprendizagem ativa, propomos o sociodrama como ferramenta de ensino, desenvolvimento e promoção da empatia, habilidade fundamental no estabelecimento de uma boa relação médico-paciente nos diversos ambientes e contextos do exercício profissional (atenção primária à saúde, saúde comunitária e familiar, consultórios, clínicas e hospitais), estendendo-se para além dos espaços físicos, criando vínculos de confiança mútua, impactando na adesão ao tratamento bem como nos desfechos clínicos.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui