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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: EMPATIA NA RELAÇÃO MÉDICO-PACIENTE: SOCIODRAMA COMO FERRAMENTA DE ENSINO E DESENVOLVIMENTO Autor: MARIA EDUARDA MAGALHÃES CASTRO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JORGE CALMON DE ALMEIDA BIOLCHINI - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 33670
Catalogação: 20/04/2018 Liberação: 20/04/2018 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33670&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.33670
Resumo:
Título: EMPATIA NA RELAÇÃO MÉDICO-PACIENTE: SOCIODRAMA COMO FERRAMENTA DE ENSINO E DESENVOLVIMENTO Autor: MARIA EDUARDA MAGALHÃES CASTRO
Nº do Conteudo: 33670
Catalogação: 20/04/2018 Liberação: 20/04/2018 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33670&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.33670
Resumo:
A boa relação médico-paciente é de fundamental importância na adesão ao tratamento e consequente melhora nos desfechos clínicos. Baseia-se na competência comunicadora que tem, como principal pilar, o exercício da empatia. Essa, por sua vez, é uma habilidade multidimensional, com quatro aspectos principais: emocional, moral, cognitivo e comportamental e, portanto, passível de ser ensinada e desenvolvida. Diversos estudos apontam uma perda progressiva da empatia ao longo do curso de Medicina, cabendo à nós docentes e às instituições de ensino o papel de utilizar meios eficazes, alinhados à uma nova forma de construção do conhecimento, no intuito de formar médicos mais comprometidos com seus pacientes e com uma prática assistencial integralizada. Tendo como referência as metodologias de aprendizagem ativa, propomos o sociodrama como ferramenta de ensino, desenvolvimento e promoção da empatia, habilidade fundamental no estabelecimento de uma boa relação médico-paciente nos diversos ambientes e contextos do exercício profissional (atenção primária à saúde, saúde comunitária e familiar, consultórios, clínicas e hospitais), estendendo-se para além dos espaços físicos, criando vínculos de confiança mútua, impactando na adesão ao tratamento bem como nos desfechos clínicos.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |