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Título: ENSINO BASEADO EM CASOS CLÍNICOS
Autor: ANDRÉA VALENTIM GOLDENZON
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JORGE CALMON DE ALMEIDA BIOLCHINI - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 33667
Catalogação:  20/04/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33667@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.33667

Resumo:
O ensino médico baseado em casos clínicos foi aplicado a alunos de Pediatria do quarto ano da Faculdade de Medicina da Fundação Técnico Educacional Souza Marques buscando avaliar a transmissão do conhecimento e a opinião quanto ao método. As competências necessárias à formação do médico abrangem aquisição de conhecimentos específicos, desenvolvimento de habilidade clínica e atitudes frente a prática profissional que possam ser avaliadas e validadas pela instituição formadora, considerando a associação de capacidades cognitivas, psicomotoras e afetivas contextualizadas no ambiente histórico e sociocultural e individualizadas pelas experiências pessoais do aprendiz. O método hipotético-dedutivo característico do raciocínio clínico exige desenvolvimento de base de conhecimento e do processo de sua aplicação. Quanto mais precoce o contato com este método, mais facilmente os alunos absorverão a linguagem e o processo. A repetição deliberada de casos é componente essencial nesta aprendizagem. Utilizamos quatro formas de preleção, casos clínicos reais no início ou final da exposição, criados pelos próprios discentes após a preleção e sem apresentação de casos. Foi aplicado questionário teórico que evidenciou, em média, que 80 por cento responderam corretamente a 2/3 ou mais das questões. Após aplicação de todos os formatos foi realizado questionário opinativo com resposta muito favorável. A aplicação do método de Bardin reforçou o resultado e acentuou a efetividade de recursos audiovisuais e o desejo por mais dedicação às atividades práticas. O resultado dos discentes na prova realizada ao término do módulo foi comparada com o de turma anterior, mostrando apreensão de conhecimento superior (79,5 por cento/49,6 por cento com notas acima de 2/3).

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