$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: SOCIODRAMA UM DESAFIO NO ENSINO-APRENDIZAGEM COM ALUNOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO DA MEDICINA VETERINÁRIA
Autor: DALA KEZEN VIEIRA HARDMAN LEITE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JORGE CALMON DE ALMEIDA BIOLCHINI - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 33666
Catalogação:  20/04/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33666@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.33666

Resumo:
Nas últimas décadas, vários estudos sobre métodos de ensino-aprendizagem tem atraído e motivado os discentes e docentes. O Psicodrama e o Sociodrama são procedimentos sistematizados que utilizam recursos dramáticos com finalidades psicoterápicas ou pedagógicas, desenvolvido pelo Jacob Levy Moreno. Esse estudo teve como objetivos apresentar uma nova forma de transmitir o conhecimento (Metodologia de Aprendizagem Ativa) e comparar com o método Tradicional, além de avaliar as competências Promotora, Colaboradora, Comunicadora e Estudiosa. O presente estudo foi realizado com 84 ingressantes do curso de graduação da Medicina Veterinária - UNIFESO, disciplina de Fisiologia Animal. A integração dos participantes na escolha dos temas de infertilidade, tipos de metodologias, divisão dos grupos, apresentações dos trabalhos e preenchimento de questionário sobre cada apresentação foram realizadas em cinco etapas. Na avaliação dos alunos em relação ao trabalho em equipe (competência Colaboradora) de todos os grupos da Metodologia do Sociodrama a sua maioria foi pontuada como ótimo (53,74 por cento), e na metodologia Tradicional encontramos um percentual de ótimo em 32,30 por cento. Enquanto na metodologia Tradicional a classificação regular e ruim demonstrou um percentual alto. Quanto ao papel do aluno como médico-veterinário o sentimento (competência Promotora) que mais prevaleceu no Sociodrama foi o de confiança, já no Tradicional foram confiança e indiferença. A predominância dos sentimentos no papel do proprietário/ tratador foi de tristeza, sofrimento, confiança e dificuldade no Sociodrama e indiferença no Tradicional. Em todos os trabalhos apresentados do Sociodrama e do Tradicional os sentimentos mais relevantes encontrados foram respectivamente, aprendizado (64,22 por cento a 58,48 por cento), humanização (45,38 por cento a 16,14 por cento), motivação (21,92 por cento a 11,54 por cento), surpresa (18,86 por cento a 10, 00 por cento), entusiasmo (15,78 por cento a 6,92 por cento), curiosidade (15,74 por cento a 15, 40 por cento), indiferença (10,38 por cento a 16,52 por cento), tédio (4,22 por cento a 13,46 por cento), alegria (5,38 por cento a 4,60 por cento). Conclui-se que o Sociodrama confirmou a essência da metodologia, no qual a aprendizagem, qualidade do trabalho em equipe e a motivação superaram o método Tradicional. A técnica de representar, sinalizar e verbalizar sentimentos como tristeza, sofrimento, angústia, impotência, dificuldade e confiança possibilitou a transmissão de forma mais enriquecedora o prognóstico de infertilidade. A metodologia do Sociodrama é uma importante e promissora ferramenta na educação de alunos de graduação na Medicina Veterinária e nas áreas de Saúde.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui