$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: ESTUDO DA VIABILIDADE TÉCNICA A RESPEITO DA IMPLANTAÇÃO DA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO ESTÁDIO JORNALISTA MÁRIO FILHO - MARACANÃ ATRAVÉS DA PARCERIA COM CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS, CONFORME PRECEITUA A LEI 12.305/2010
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): MARIANNA CARVALHO M DE ALBERGARIA

Colaborador(es):  VALERIA PEREIRA BASTOS - Orientador
Número do Conteúdo: 33657
Catalogação:  19/04/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33657@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33657@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.33657

Resumo:
O presente estudo discutea viabilidade técnica da Implantação da gestão de resíduos sólidos no Estádio Jornalista Mário Filho – Maracanã, através da parceria com catadores de materiais recicláveis, conforme preceitua a Lei 12.305/2010. Através da análise de sua aplicabilidade, foi possível identificar os avanços e retrocessos do processo. Para tanto, tomamos como referência o aumento efetivo da geração de resíduos, que ocorre com o crescimento populacional, urbanização rápida, desenvolvimento tecnológico e melhoria das condições socioeconômicas das populações. A gestão sustentável dos resíduos sólidos se apresenta como um tema que requer reflexões e ações coordenadas em diversos níveis. A presença de megaeventos nas grandes cidades gera como consequência um aumento no consumo de alimentos e bebidas, se sobressaindo o descarte de papel, alumínio, vidro e plástico. Com estes eventos, é comum a presença de catadores nos espaços de turismo e lazer, como nos estádios de futebol. A pesquisa desenvolvida foi qualitativa usando artigos publicados, textos técnicos e documentos oficiais sobre o processo da implementação de ações socioambientais na gestão de resíduos sólidos, permitindo conhecer quais etapas deveriam ser seguidas segundo a legislação. Efetivamos um canal de escuta dos sujeitos envolvidos e utilizamos como instrumentos para a realização da pesquisa a entrevista semiestruturada, especialmente para os catadores e a aplicação de questionários para outra parte do segmento envolvido, objetivando realizar a análise dos dados. Dessa forma, foi possível verificar se efetivamente o processo de gestão integrada de resíduos está ocorrendo ou não, e quais são as possibilidades e limites de sua operacionalização.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui