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Título: ENTRE ARQUITETURA E INFRAESTRUTURA: DESENHO DO SOLO COMO DISPOSITIVO DE PROJETO NA PLATAFORMA RODOVIÁRIA DE BRASÍLIA
Autor: CAIO CARVALHO CALAFATE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  OTAVIO LEONIDIO RIBEIRO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 33620
Catalogação:  16/04/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33620@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33620@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.33620

Resumo:
O que significa estar entre arquitetura e infraestrutura? Esta dissertação busca interrogar os limites e localizar algumas fronteiras entre essas categorias, a partir da análise de projetos que parecem não pertencer exclusivamente ao universo de uma ou de outra. O trabalho irá apontar as bases em que, tradicionalmente, arquitetura e infraestrutura se definem, a fim de, estabelecidas suas bordas, observar deslocamentos. O ambiente crítico dos anos 1960 é o cenário no qual os limites da arquitetura parece tornarem-se difusos, evidenciado pelo surgimento de práticas que ampliam seu campo, incorporando a infraestrutura em sua esfera de trabalho. O recorte dos projetos aqui debatidos leva em conta a ideia de reivindicarem a transversalidade desses campos, especificamente buscando redefinir o solo enquanto arquitetura. O fato de que tenham sido desenvolvidos por arquitetos brasileiros, no contexto da segunda metade do século XX, é um indício tanto da ressonância desta revisão crítica da disciplina no cenário nacional, quanto do papel efetivo da arquitetura brasileira nesta inflexão. O projeto da Plataforma Rodoviária de Brasília (1957-60), concebido por Lucio Costa, será examinado a fundo, por sintetizar o enlaçamento entre arquitetura e infraestrutura, responsabilizando-se pelas operações de desenho do terreno onde esse projeto veio a se implantar, e pela fusão dos elementos construtivos que ali se sobrepuseram.

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