$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: A NOVA VELHA JUVENTUDE: MODERNIDADE, MUDANÇA SOCIAL E QUESTÕES GERACIONAIS NAS REPRESENTAÇÕES DOS MILLENNIALS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ELENA CRISTINA PINTO CRUZ

Colaborador(es):  CLAUDIA DA SILVA PEREIRA - Orientador
Número do Conteúdo: 33561
Catalogação:  10/04/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33561@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33561@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.33561

Resumo:
Sob o prisma do valor de mudança social ligado à juventude, criado histo-ricamente a partir do século XIX, o jovem possui a responsabilidade, no senso comum, de lutar por transformações e modificar circunstâncias indesejadas por ele e, ocasionalmente, pela sociedade. São os jovens que carregam a missão de mudar o mundo. Entretanto, a juventude hodierna decorre de antagônico cenário sobre si: descrença de engajamento em questões sociais. Tal pensamento é relacionado à condição de terem nascido junto a uma inovação mundial: a internet. Uma vasta literatura e matérias na mídia decorrem sobre o assunto. Nascidos entre os anos 1980 e 2000, os jovens millennials teriam conceitos e características muito específicas para tais fontes. Entre elas, a pouca adesão à mudança social. A presente pesquisa busca, então, compreender como esses jovens lidam com o as-sunto em foco. Para tal fim, outros conceitos criados sobre os millennials também foram verificados para a análise mais próxima da realidade dos jovens. Temas constantemente citados sobre o objeto desse estudo foram investigados com os próprios millennials na fase de ida ao campo. Dessa forma, primeiramente, foi explorada uma revisão bibliográfica que passa principalmente pela criação da juventude, mudança social, geração e modernidade, o que proporcionou embasamento para pesquisa. Nesse sentido, alguns autores como Philippe Ariès (1981), David Le Breton (2017), Karl Mannheim (2007), Anthony Giddens (2002) e Stuart Hall (2006) deram sustentação histórica e sociológica necessária para dialogar com os assuntos levantados. O trajeto percorrido pela metodologia foi desenhado partindo de uma análise de conteúdo acerca de como o jovem hodierno é mencionado pela mídia, grupo focal e uma entrevista em profundidade com um especia-lista, métodos acessórios que proporcionaram mais assertividade para, então, seguir para as entrevistas em profundidade e delas extrair o que a pesquisa propõe. À vista de determinado contexto, a pesquisa apresentará reflexões sobre a superficialidade com que os jovens são retratados midiaticamente, assim como o campo revelará noções e anseios sobre a forma com que os millennials percebem o mun-do em que vivem e as importantes implicações que tais classificações despertam em suas vidas.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui